top of page

MEMÓRIA DO ENCONTRO

EXPERIÊNCIAS LOCAIS E TRANSFORMAÇÕES SOCIETAIS
30 out. | CooLabora | Covilhã

No dia 30 de outubro, o projeto Alternativas em parceria com a CooLabora, o Fórum Cidadania & Território e a Universidade da Beira Interior organizou na Covilhã o Encontro – Experiências Locais e Transformações Societais.

José Luis Sánchez, da Universidade de Salamanca, expôs o projeto PRESECAL – Práticas Económicas Alternativas em Cidades Espanholas e os seus principais resultados, com foco na identificação e análise de práticas económicas alternativas em cidades espanholas durante a crise socioeconómica.

Encontre o suporte digital da apresentação realizada aqui.

Jorge Cardoso, da FGS, e Susana Constante Pereira, da Rede INDUCAR, apresentaram o projeto Alternativas – Experiências Locais para uma Transformação Global e o seu processo de mapeamento de Iniciativas Locais de Mudança em Portugal.

Veja o o suporte digital da apresentação realizada aqui.

Estas apresentações foram complementadas com os comentários e interpelações de Luciane Lucas dos Santos, do CES da Universidade de Coimbra, e de André Barata, do Labcom IFP da Universidade da Beira Interior.Veja o vídeo destas intervenções aqui.

encontro-covilha-30out2018.png

Durante a tarde, partindo das várias intervenções gerou-se um profícuo debate que levou os e as participantes a questionarem e discutirem os obstáculos que existem para a transformação social, o papel das iniciativas alternativas nesta transformação e o papel de cada um/a de nós tem nesta transformação.

Conheça algumas das questões levantadas durante o debate da tarde e visualize também a nuvem de palavras saída dos trabalhos realizados durante a manhã.

O evento terminou com as conclusões de João Ferrão, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que deixou aos e às participantes 9 pontos que nos interpelam para desafios futuros.

Veja o video da intervenção e leia um resumo da mesma. 

bottom of page