top of page

Em coerência com a proposta metodológica da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global, o atual mapeamento de iniciativas locais de mudança assumiu-se, desde o primeiro momento, como um processo colaborativo, crítico e dialógico. Partilhamos consigo este processo.

1º passo

Construção de uma visão sobre a transformação social

​

Partindo do envolvimento das organizações participantes da parceria, o processo de reflexão começou pela discussão do que é a transformação social e de quais os seus princípios e valores.

Ao longo desta reflexão, que até ao momento se mantém e que se pretende dinâmica e sempre em constante atualização, foram definidos critérios chave e critérios de referência para identificar processos de transformação social.

2º passo

Construção do questionário e divulgação do mesmo

​

Partindo da visão de Transformação Social discutida e dos vários critérios definidos, foi então elaborado um questionário online e iniciou-se o processo de divulgação do mesmo através de várias redes e parceiros.

3º passo

Receção das respostas ao questionário

​

Durante um período de cerca de 3 semanas o questionário online esteve aberto e foram recolhidas 88 respostas.

Análise e avaliação das respostas recebidas

​

Foi então levada a cabo a análise das respostas recebidas. Esta análise foi feita de forma colaborativa pelos vários membros da parceria e também de forma dialógica com as iniciativas, especialmente nos casos em que havia necessidade de mais informação.

4º passo

5º passo

Escolha de 4 iniciativas para realizar trabalho de terreno

​

Após a análise, foram escolhidas 4 iniciativas com quem se iniciou um trabalho de proximidade.

Foi criada uma equipa de terreno que acompanha as 4 iniciativas e foram dinamizados momentos de reflexão também com estas iniciativas sobre a visão de Transformação Social que o projeto advoga

Selecção das iniciativas a mapear

​

Após o trabalho de análise e diálogo com as iniciativas, chegou-se então ao número final de iniciativas a mapear e que estão apresentadas na área do site Mapa de iniciativas.

6º passo

7º passo

Permanência em aberto do questionário após lançamento do site

​

Dado o processo colaborativo, dinâmico e dialógico do mapeamento, este permanecerá aberto, após lançamento do site a recolher novas respostas. Qualquer iniciativa que queira participar neste processo de mapeamento, poderá fazê-lo a partir do seguinte link respondendo ao questionário criado para o efeito.

O MAPEAMENTO | como foi feito

bottom of page